CHINA ACREDITA QUE IRÁ MANTER O RITMO DE CRESCIMENTO ECONÓMICO ESTE ANO

CHINA ACREDITA QUE IRÁ MANTER O RITMO DE CRESCIMENTO ECONÓMICO ESTE ANO
February 2, 2017 myportugal

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, afirmou estar confiante de que a segunda economia mundial vai manter em 2017 o atual ritmo de crescimento, depois de o PIB do “gigante” asiático ter aumentado 6,7% no ano passado.

“Temos a confiança, condições e capacidades para manter este impulso este ano”, afirmou Li, um dia após a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) da China que cresceu 6,7% em 2016, ou seja, ao seu ritmo mais lento dos últimos 26 anos.

De acordo com o primeiro-ministro chinês, a expansão da China contribuiu em mais de 30% para o crescimento da economia global do ano passado.

“A força fundamental que conduz ao desenvolvimento social e económico da China vem da reforma e da abertura”, sublinhou o chefe de Governo chinês, citado pela imprensa oficial chinesa.

Neste sentido, Li assumiu o compromisso de continuar a eliminar as restrições à entrada no mercado chinês do investimento externo, após as críticas ao protecionismo por parte de Pequim feitas por um grupo de empresas do estrangeiro.

Li Keqiang explicou que a China aspira criar um ambiente económico e regulador aberto, transparente e justo de modo a tornar-se num destino preferencial para o investimento estrangeiro.

Apesar de ter crescido ao ritmo mais lento desde 1990 (3,9%), o desempenho da economia da China no cômputo de 2016 — duas décimas abaixo do crescimento de 2015 (6,9%) — encontra-se em linha com as previsões do Governo.

Pequim situou a meta de crescimento anual entre 6,5% e 7%.

Fonte: www.ptmm.pt